Universidade Federal Fluminense.
CEG – ICHF – GHT
Introdução aos Estudos Históricos .
Profª Ana Maria Mauad
Objetivos:
v Introduzir conceitos para a compreensão da História como forma de conhecimento crítico.
v Identificar a relação entre história, memória e temporalidade.
v Caracterizar os regimes de historicidade dos diferentes períodos da história da história.
v Apresentar o lugar do documento na elaboração do conhecimento histórico.
v Dominar as técnicas de estudo em história
I.O que é História?
v As origens históricas da palavra e o seu caráter polissêmico.
v História e os usos do passado: quem conta a história?
v Introdução ao vocabulário histórico: memória, tempo e historiografia.
II. História da História: os diversos regimes de historicidade.
1. História Clássica e o fundamento do mito
2. Conhecimento histórico e representação do passado no pensamento ocidental
III. O Documento na História.
1. Documento/monumento: o documento como prova e como representação.
2. Observação histórica e a prática historiadora: narrar, interpretar ou explicar?
3. Fontes históricas e o método crítico: a natureza diversa das fontes históricas e suas metodologias.
Dinâmica de trabalho:
Aulas expositivas; discussão de filmes;trabalhos em grupo feitos na sala e estudos dirigidos.
Avaliação:
Trabalhos feitos ao longo do curso (veja a lista, 10 pontos); uma resenha crítica do livro: Bloch, M. Apologia da História (ou o ofício de historiador), Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (7 pontos). Três vistas Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Museu Histórico Nacional cada visita um relatório no valor de 1,0 (cada visita que faltar aumenta o valor da resenha). Total de pontos na avaliação 20 pontos divididos por dois para dar a média final em 10,0.
Roteiro dos trabalhos:
Unidade I
Trabalho 1(1,0)
O que é história:
Debate e relatório sobre os filmes:
Narradores de Javé (2004), Eliane Caffé; Memórias do Cativeiro (LABHOI, 2006)
Para cada um dos filmes:
História; situação; personagens e lugares.
Para os dois filmes – comparar o filme ficção com o documentário sobre o papel do passado na construção da história hoje.
Trabalho 2 (1,0)
Usos do Passado
Albuquerque Jr., Durval M.de. História: a arte de inventar o passado, Bauru, SP: Edusc, 2007, Cap.2 (p.53-65).
Cardoso, Ciro F. S. “História e paradigma rivais”, In: Domínios da história, Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
1. Redigir um sumário contendo a idéia central do texto.
2. Sistematizar em tópicos, de um parágrafo, os principais assuntos trabalhados.
3. Comparar os argumentos de cada autor
Trabalho 3 (1,0)
Memória e história
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de.A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais, Revista do Instituto de Estudos Brasileiros/USP, São Paulo, v.34, p. 9-24, 1992.
Resumo com o seguinte roteiro:
Apresentação do argumento do autor; divisão do texto em partes (pode estar de acordo com a divisão do autor); sintese de cerca de vinte linhas para cada parte.
Trabalho 4 (1,0)
O tempo na história
Elias, Norbert. Sobre o tempo, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, Introdução (p.7-33).
Fichamento segundo o modelo dado em sala
Trabalho 5 (1,0)
Regimes de Historicidade.
Hartog, François, Regimes de Historicidade IN: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/excerpta/hartog/hartog.html , capturado em 1/1/2008.
Apresente em um parágrafo os dois principais regimes de historicidade apresentados por Hartog e para cada um deles apresente três palavras-chave.
Trabalho 6 (1,0)
Le Goff, Jacques. “História”, IN: Memória e História, Campinas: Unicamp, 1990.
Resenha do texto de acordo com o modelo apresentado na aula.
Trabalho 7 (1,0)
Historiografia clássica
Finley, M. Mito, Memória e História, IN: Usos e Abusos da História, São Paulo: Martins Fontes, 1985, pp. 3-27.
O autor discorre sobre a possibilidade de um pensamento histórico na Grécia, concluindo que, neste momento, não se pode falar de história, tal como a concebemos modernamente. Tal tendência se explica a partir da elaboração, pelos gregos, de uma determinada relação com o tempo e, por conseguinte, com o passado. A idéia do trabalho é caracterizar a elaboração sobre o tempo e o passado na Grécia desenvolvendo, tal tarefa, a partir das noções de mito, memória e tradição. Portanto, atenção, toda a elaboração de como os gregos concebiam, o tempo e o passado, devem estar pautadas nas definições, operadas por eles, de mito, memória e tradição.
Justificando com isso, a afirmação acima apresentada de que é impossível falar de história para a Antigüidade Clássica.
Trabalho 8 (1,0)
Le Goff, Jacques. Documento/Monumento, Enciclopédia Einaudi, Vol. 1, Lisboa, Casa da Moeda, 1985, pp.95-106.
Explique segundo a abordagem de J. Le Goff, as relações entre documento, monumento e a escrita da história
Trabalho 9 (1,0)
Porteli, A. A Filosofia e os Fatos: Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. IN: Tempo, Rio de Janeiro , vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72.
Trabalho 10 (1,0)
Menezes, Ulpiano T. Bezerra de. “Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares”, Revista Brasileira de História, vol. 23, n° 45, julho de 2003. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882003000100002&lng=en&nrm=iso
Nenhum comentário:
Postar um comentário