terça-feira, 22 de março de 2011

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS - 1°/2011 (Atualizado)

Universidade Federal Fluminense.
CEG – ICHF – GHT
Introdução aos Estudos Históricos .
Profª Ana Maria Mauad


Objetivos:
v      Introduzir conceitos para a compreensão da História como forma de conhecimento crítico.
v      Identificar a relação entre história, memória e temporalidade.
v      Caracterizar os regimes de historicidade dos diferentes períodos da história da história.
v      Apresentar o lugar do documento na elaboração do conhecimento histórico.
v      Dominar as técnicas de estudo em história

I.O que é História?
v     As origens históricas da palavra e o seu caráter polissêmico.
v    História e os usos do passado: quem conta a história?
v    Introdução ao vocabulário histórico: memória, tempo e historiografia.

II. História da História: os diversos regimes de historicidade.
1.    História Clássica e o fundamento do mito
2.    Conhecimento histórico e representação do passado no pensamento ocidental

III. O Documento na História.
1.    Documento/monumento: o documento como prova e como representação.
2.    Observação histórica e a prática historiadora: narrar, interpretar ou explicar?
3.    Fontes históricas e o método crítico: a natureza diversa das fontes históricas e suas metodologias.

Dinâmica de trabalho:
Aulas expositivas; discussão de filmes;trabalhos em grupo feitos na sala e estudos dirigidos.
Avaliação:
Trabalhos feitos ao longo do curso (veja a lista, 10 pontos); uma resenha crítica do livro: Bloch, M. Apologia da História (ou o ofício de historiador), Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (7 pontos). Três vistas Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Museu Histórico Nacional cada visita um relatório no valor de 1,0 (cada visita que faltar aumenta o valor da resenha). Total de pontos na avaliação 20 pontos divididos por dois para dar a média final em 10,0.

Roteiro dos trabalhos:
Unidade I
Trabalho 1(1,0)
O que é história:
Debate e relatório sobre os filmes:
Narradores de Javé (2004), Eliane Caffé; Memórias do Cativeiro (LABHOI, 2006)
Para cada um dos filmes:
História; situação; personagens e lugares.
Para os dois filmes – comparar o filme ficção com o documentário sobre o papel do passado na construção da história hoje.

Trabalho 2 (1,0)
Usos do Passado
Albuquerque Jr., Durval M.de. História: a arte de inventar o passado, Bauru, SP: Edusc, 2007, Cap.2 (p.53-65).
Cardoso, Ciro F. S. “História e paradigma rivais”, In: Domínios da história, Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
1.       Redigir um sumário contendo a idéia central do texto.
2.       Sistematizar em tópicos, de um parágrafo, os principais assuntos trabalhados.
3.       Comparar os argumentos de cada autor

Trabalho 3 (1,0)
Memória e história
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de.A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais, Revista do Instituto de Estudos Brasileiros/USP, São Paulo, v.34, p. 9-24, 1992. 
Resumo com o seguinte roteiro:
Apresentação do argumento do autor; divisão do texto em partes (pode estar de acordo com a divisão do autor); sintese de cerca de vinte linhas para cada parte.

Trabalho 4 (1,0)
O tempo na história
Elias, Norbert. Sobre o tempo, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, Introdução (p.7-33).
Fichamento segundo o modelo dado em sala

Trabalho 5 (1,0)
Regimes de Historicidade.
Hartog, François,  Regimes de Historicidade IN: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/excerpta/hartog/hartog.html , capturado em 1/1/2008.
Apresente em um parágrafo os dois principais regimes de historicidade apresentados por Hartog e para cada um deles apresente três palavras-chave.

Trabalho 6 (1,0)
Le Goff, Jacques. “História”, IN: Memória e História, Campinas: Unicamp, 1990.
Resenha do texto de acordo com o modelo apresentado na aula.

Trabalho 7 (1,0)
Historiografia clássica
Finley, M. Mito, Memória e História, IN: Usos e Abusos da História, São Paulo: Martins Fontes, 1985, pp. 3-27.
O autor discorre sobre a possibilidade de um pensamento histórico na Grécia, concluindo que, neste momento, não se pode falar de história, tal como a concebemos modernamente. Tal tendência se explica a partir da elaboração, pelos gregos, de uma determinada relação com o tempo e, por conseguinte, com o passado. A idéia do trabalho é caracterizar a elaboração sobre o tempo e o passado na Grécia desenvolvendo, tal tarefa, a partir das noções de mito, memória e tradição. Portanto, atenção, toda a elaboração de como os gregos concebiam, o tempo e o passado, devem estar pautadas nas definições, operadas por eles, de mito, memória e tradição.      
Justificando  com isso, a afirmação acima apresentada  de que é impossível falar de história para a Antigüidade Clássica.

Trabalho 8 (1,0)
Le Goff, Jacques. Documento/Monumento, Enciclopédia Einaudi, Vol. 1, Lisboa, Casa da Moeda, 1985, pp.95-106.
Explique segundo a abordagem de J. Le Goff, as relações entre documento, monumento e a escrita da história

Trabalho 9 (1,0)
Porteli, A. A Filosofia e os FatosNarração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. IN: Tempo, Rio de Janeiro , vol. 1, n°. 2, 1996, p. 59-72.
Trabalho 10 (1,0)
Menezes, Ulpiano T. Bezerra de. “Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares”, Revista Brasileira de História, vol. 23, n° 45, julho de 2003. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882003000100002&lng=en&nrm=iso

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